Como cuidar: cactos e suculentas

 

Os famosinhos terrários são uma boa opção para quem quer colocar um verde na decór mas sofre da tão famosa falta de tempo. Eles são práticos e super fáceis de cuidar, possuem algumas espécies diferentes entre cactos, suculentas e musgos. Apesar de parecidas, cada espécie tem sua particularidade e precisam de cuidados diferenciados.

E pra te ajudar vou começar aqui no Blog uma série de dicas bacanas pra você colocar a mão na terra já, perder o medo e se aventurar na jardinagem.

Essencialmente, cactos e suculentas precisam de três coisas pra viver: luz solar, rega adequada e amor! Hoje a dica é sobre iluminação, vem!!!

1. Iluminação

Toda planta é um ser vivo (você jura???? rss) e como tal precisa receber luz solar para se manter saudável. Pode parecer estranha essa minha afirmação, mas realmente muitas pessoas não se dão conta de como luz solar é importante para o desenvolvimento e saúde das plantas!
Então, quem escolhe onde o terrário ou vaso vai ficar não é você, e sim ela. Que surpresa hein!? Elas não falam nem andam pela casa mas tem suas peculiaridades e vontades. Vai vendo! Escolhendo um espaço que garanta luz solar mesmo que parcial, você já garante a saúde da sua plantinha, porém como é uma questão de adaptação observe como elas reagirão ao novo ambiente, caso comecem a ficar com as folhas enrugadas, ou esbranquiçadas é hora de pensar em outro local, porque reagindo assim ela está pedido socorro antes que seja tarde demais.

Aí um dia uma cliente perguntou: posso colocar um cacto na minha mesa de trabalho?
R. Sim, você pode. Os cactos são extremamente resistentes e se adaptam com muita facilidade, não é coincidência que eles são símbolos de resistência e força. Porém, se sua mesa no trabalho não receber iluminação natural direta, mesmo que parcial, te aconselho que leve seu amiguinho pra casa e dê um banho de sol nele, pelo menos aos finais de semana. Não precisa deixá-lo torrar no sol, mas é necessário que ele receba luz direta. Caso isso não aconteça infelizmente ele não terá uma vida muita longa.

Já as suculentas, são mais sensíveis à falta de iluminação, se não expostas a luz solar sua folhas murcham e o caule começa a crescer muito, permitindo um espaço maior entre uma folha e outra. Alguns pensam que ela estará se desenvolvendo, mas na verdade está “crescendo” à procura do sol. E se não receber iluminação adequada, vai ficar fraca e pode até morrer. Então ela precisa de um cuidado maior na questão da luz, por isso, todo cuidado é pouco.

Depois de escolher um local bem iluminado vamos tratar da segunda dica: rega. Mas isso é papo pro próximo post.

Ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma ajuda específica me manda um email atelierdonamariaflor@gmail.com.

Beijos Floridos e Coloridos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s